sexta-feira, 8 de março de 2013

Homenagens à mulheres especiais

Ficheiro:Salome1.jpg

Lou Andreas-Salomé, nasceu em São Petersburgo em 1831. Escritora e psicanalista. Conviveu com Freud com quem tem correspondências trocadas. Amou e foi amada por Rilke e Nietzsche. Dizem que Tausk e, até mesmo, Wagner sucumbiram ao seu encanto e à alegria de viver. Casou-se duas vezes. Morreu aos 75 anos.
"Assim, para quem ama, o amor, por muito tempo e pela vida afora, é solidão, isolamento, cada vez mais intenso e profundo. O amor, antes de tudo, não é o que se chama entregar-se, confundir-se, unir-se a outra pessoa. (...) O amor é uma ocasião sublime para o indivíduo amadurecer, tornar-se algo por si mesmo, tornar-se um mundo para si, por causa de um outro ser: é uma grande e ilimitada exigência que se lhe faz, uma escolha e um chamado para longe."



                                             (foto do site www.biografy.com - Anna Freud biografy)
Anna Freud, nasceu em Viena, Áustria, em 1895. É a sexta e última filha de Freud e Martha, e se dedicou aos estudos da psicanálise especialmente com crianças. Fundou sua própria clínica em 1952. Publicou diversos livros e escreveu até o fim de sua vida. Foi companheira de Freud em algumas de suas viagens ao sul da Itália. Morreu em Londres em 1982.
Com Lou Andreas-Salomé encontramos A l'ombre du père: Correspondance1919-1937 (Na sombra do pai: Correspondência 1919-1937, Editora Hachette, 2006 (ISBN 2012357288).



Alma Mahler nasceu em Viena em 1879 e morreu em Nova Iorque em 1964. Ao casar-se com o músico Gustav Mahler surpreendeu a todos. Depois da morte de Mahler, casou-se com o arquiteto alemão Walter Gropius e, depois, aos cinquenta nos com o poeta judeu Franz Werkel. Foi a musa inspiradora de muitos gênios de sua época, entre eles, Gustav Klint. 



Maria Helena Vieira da Silva, pintora portuguesa. Nasceu em Lisboa em 1908 e morreu em Paris em 1992. Em 1930 casou-se com o pintor húngaro Árpád Szenes. O casal residiu por um longo tempo no Brasil durante a Segunda Guerra e no pós-Guerra. Ambos exerceram influência entre nossos pintores. Hoje, sua belíssima pintura está consagrada. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário