fotos de arquivo

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Le Bruit du temps, livraria e editora

Creio que foi no dia 9 de setembro deste ano, que conheci o espaço da livraria e editora Le Bruit du Temps em Paris. A vitrine tão convidativa quanto perspicaz apresentava alguns livros abertos de escritores já meus conhecidos e, também, queridos: Francis Ponge, Philippe Jaccottet e Virgínia Woolf estavam entre eles. 
Logo cedo aguardei a livraria abrir passeando ali por perto. Estávamos no alto da montanha Sainte-Génèvieve e, até mesmo em função disto, pude admirar e fotografar as imagens que essa vitrine apresentava. Mirei com interesse as belas fotos dos escritores e ainda a dedicatória escrita por  Ponge a Jaccottet, confirmando a amizade entre eles. Como um painel literário, a vitrine da livraria dava lugar para a letra manuscrita participando da obra, lugar que, hoje, está quase abandonado; não havendo mais o cuidado de continuar a dar visibilidade à letra.  
Quando adentrei a loja propriamente dita já havia escolhido o que queria comprar, e as perguntas que queria fazer roçavam a minha mente curiosa. Conheci o editor imediatamente, e logo travamos uma conversa cheia de interesses de ambos os lados. Fui presenteada com o exemplar de um livro da editora e, mais tarde, passei para retribuir o gesto com a tradução de Nioque antes da primavera de Ponge, tradução realizada por mim. 
Comentei com o editor sobre o Colóquio Francis Ponge em Cerisy, recém acontecido, e comprei o exemplar Ponge, Pâturages, Prairies de Jaccottet que, agora, manuseio com delicadeza.
A editora, que funciona ali mesmo, me trouxe de volta na mente a editora 7Letras, que da mesma maneira, aqui no Rio de Janeiro, ocupa um pequeno e interessante espaço de livraria-editora. São editores assim que sobrevivendo com luta dão alma ao livro e nos fazem vibrar, fazendo vibrar sobretudo a alma do livro.

Aqui, quero agradecer e deixar a minha homenagem aos dois: o editor parisiense e o editor carioca !

Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2015.









Nenhum comentário:

Postar um comentário