fotos de arquivo

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Hermann Hesse e Jacques Le Goff revisitados

Nas férias que passei na Itália, este ano, comprei em uma livraria francesa o livro François d'Assise Hermann Hesse, na tradução do alemão por Jean-Louis Schlegel; um livro lançado pela Éditions Salvador em 2015.  
Hesse reuniu neste livro Franz von Assisi, publicado em 1988 na Alemanha, três textos: uma narrativa pessoal e lírica que nomeou Vida de são Francisco/ Vie de saint François, uma ficção sobre um episódio vivido por Francisco aos doze anos, e uma tradução alemã das Fioretti. em francês, La couronne de fleurs de saint Françoise d'Assise. 
O livro ainda tem um estudo de Fritz Wagner, que nos possibilita a compreensão do lugar dado por Hesse a Francisco de Assis.
Recentemente, também, descobri o livro São Francisco de Assis escrito por Jacques Le Goff, o importante historiador de nosso tempo. Publicado pela Record, na tradução de Marcos de Castro em 2015. Cito Le Goff: "Sempre fui fascinado por São Francisco, um dos mais impressionantes personagens do seu tempo e da Historia Medieval"

Assim que em meio a estas e outras novas leituras, escrevo e tomo notas para um próximo livro banhada pelos escritos de Francisco e de seus inúmeros leitores!


Rio de Janeiro, 8 de dezembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário